24 julho 2012

Gastronomia italiana! Bruschettas


Uma ótima dica para receber amigos de maneira bem informal, prática e elegante nessas noites de inverno é fazer uma noite das bruschettas!
Além de deliciosas e versáteis, a grande vantagem é que as bruschettas podem ser pré-preparadas e só levadas ao forno rapidinho na hora de servir, sem falar que é facílimo de fazer e não exigem nenhuma habilidade na cozinha.




A base é igual para todos os sabores e você vai precisar de:
- pão italiano filão
- um dente de alho
- azeite de oliva
e o forno pré-aquecido em 220 graus.


Prefiro cortar o pão horizontalmente em fatias de 1,5cm de espessura aproximadamente e não na vertical, como normalmente é cortado. Dessa forma temos brusquettas maiores que são mais praticas de preparar e ficam mais bonitas e atraentes na hora de servir. 

Cortado o pão, é colocar as fatias em uma assadeira, esfregar o dentre de alho cortado na metade e regar com o azeite. Então, a assadeira vai para o forno por uns 5 a 10 minutos, até o pão estar mais firme.





Agora é só usar a sua criatividade e criar inúmeros recheios. Só para tornar as coisas mais fáceis separei algumas sugestões que gosto muito. A clássica com tomates e manjericão, que não pode faltar, aspargos e parmesão, presunto cru e parmesão, copa, gorgonzola e rúcula, peras com amêndoas e mel e por fim gorgonzola com uvas ao balsâmico e mel. 
É legal usar vários ingredientes que combinem entre si para poder ir variando!

Tomate e Manjericão
- Tomates cereja cortados ao meio
- Folhas de Manjericão
- Azeite
- Vinagre
- Sal
- Pesto (tem pronto para vender, mas caso você não encontre ou prefira fazer é só colocar no processador 1 maço de manjericão com 1l de azeite, queijo parmesão ralado e pinolis, que é opcional)
- Parmesão Ralado

Corte os tomates e tempere com azeite, vinagre, sal e as folhas de manjericão. Espalhe o pesto sobre o pão, cubra com os tomates e depois cubra com algumas lascas de parmesão. Então, é só levar ao forno por mais 7 a 10 min e está pronto.

Aspargos e Parmesão
- Pasta Pronta Para Bruschettas da La Pastina Sabor Aspargos
- Queijo Parmesão


Sem dúvidas essa é a mais fácil de fazer, essa pasta da La Pastina é uma delicia e basta espalhar no pão, cobrir com algumas lascas de parmesão e voltar ao forno por mais alguns minutos.



Presunto Cru e Parmesão
- Presunto Cru
- Parmesão
- Queijo Cremoso (pode ser cream cheese, mascarpone, creme de ricota, menos requeijão)

Primeiro espalho o queijo cremoso sobre o pão para manter a umidade e o pão não ressecar, em seguida espalho lascas de parmesão e deixo no forno até o queijo derreter. Então, antes de servir, eu coloco as fatias de presunto cru sobre o queijo.

Copa, gorgonzola e rúcula
- Copa
- Queijo gorgonzola
- Queijo cremoso

Primeiro prepare a base com o queijo cremoso e o gorgonzola, assim como na de presunto parma, e leve ao forno até o queijo derreter. Então, é só cobrir com as fatias de copa e com a rúcula cortada em tiras bem fininhas.


Pera, amêndoas e mel

- Queijo cremoso

- Peras portuguesas

- Suco de 1limão 

- Amêndoas em lascas

- Mel


Corte as peras em fatias finas. Disponha-as em uma assadeira antiaderente, regue os pedaços com suco de limão e asse por 10 minutos em fogo baixo (180º). Você vai ver que o limão faz toda a diferença no sabor. Reserve.

Passe queijo cremoso nos pedaços de pão. Em seguida, coloque 2 pedaços de pera e amêndoas em lascas em cada um. Asse em fogo médio até o pão corar. As amêndoas também vão tostar um pouquinho e ficarão mais crocantes. Na hora de servir, coloque um pouco de mel sobre as bruschettas. 

Gorgonzola e uvas ao balsâmico e mel
- Queijo Cremoso
- Queijo Gorgonzola
- Uvas rosa cortadas ao meio e sem caroços
- Mel
- Vinagre balsâmico
- Azeite de oliva


Comece espalhando o queijo cremoso sobre todo o pão, então espalhe pedaços de gorgonzola e coloque as uvas por cima. Levar ao forno até o queijo derreter e em quanto isso misturar em uma tigela 2 colheres de mel, 1 colher de vinagre balsâmico e 2 de azeite. Após retirar a bruschetta do forno é só regar com o molho e servir.





Gorgonzola com mel e nozes
- Queijo Gorgonzola
- Nozes picadas
- Mel
- Azeite

Amasse o gorgonzola, misture o mel e as nozes. Deixe num ponto levemente cremoso. Espalhe no pão e leve ao forno até o queijo derreter. Tire do forno, regue com azeite e sirva.






Calabresa com pimenta biquinho
- Queijo cremoso
- Calabresa em rodelas fininhas
- Pimenta biquinho
- Azeite

Espelhe o queijo cremoso no pão, coloque as rodelas de calabresa e as pimentas biquinho espalhadas. Leve ao forno por uns minutos e quando a calabresa estiver no ponto regue com azeite e sirva.




Funghi com Grana Padano
- Queijo cremoso
- Funghi fresco
- Manteiga
- Queijo Grana Padano ralado
- Azeite

Espalhe um pouco do queijo cremoso no pão, coloque o funghi fatiado e frito na manteiga temperada e por cima o grana padano. Leve ao forno para derreter o queijo, regue com azeite e sirva.

Gorgonzola com geleia da pimenta
- Queijo Gorgonzola
- Geleia de pimenta
- Azeite

Amasse grosseiramente o gorgonzola e misture com a geleia de pimenta formando uma pasta grossa. Leve ao forno para derreter o queijo. Retire, regue com azeite e sirva.



Bem, agora é só escolher um bom vinho e aproveitar a noite com os amigos!
Depois me diga o que eles acharam!!!



Nota: Todas as imagens desse post foram buscadas na internet. Serão imediatamente retiradas do blog, caso algum autor assim deseje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário