16 julho 2012

Beaugency, a cidade medieval marcada por Joana D’Arc


A cidade de Beaugency pode não ostentar nenhum dos famosos castelos do Loire, mas tem definitivamente uma parte importante da história francesa para mostrar. O charme está justamente no ambiente medieval das ruas, principalmente nas mais próximas da Praça de Martroi. Estas foram as razões que nos levaram até lá e, definitivamente, valeu cada minuto que passamos nesta encantadora cidade.


Chateau de Beaugency, Grand Hotel I'Abbaye, na margem do rio Loire
 e Abbatiale Notre Dame ao lado do Hotel, vistos de um balão.   

As casas medievais perfeitamente conservadas 

Beaugency, França

Com pouco mais de sete mil habitantes e uma localização perfeita - estrategicamente situada entre as cidades de Blois e Orléans e central em relação a alguns dos principais chateaux da região - Beaugency pode ser um ponto de partida ou de chegada para quem quer explorar o Loire. Há hotéis e restaurantes muito bons.


Beaugency, França




Seguimos de trem, a partir de Amboise, eu e Paulinho, meu filho e passamos um dia e meio em Beaugency, pois além de conhecer a cidade, eu queria pernoitar no Grand Hotel de l'Abbaye, mas se você só quiser conhecer a cidade, pode fazer um bate e volta ou uma parada durante o trajeto que estiver fazendo pela região.


Fachada do Hotel - antiga Abadia, ao lado da Notre Dame

Fachada renascentista do Hotel I'Abbaye

Parte externa do Hotel

Abbatiale Notre Dame, em estilo românico, foi construída às margens do Rio Loire na segunda metade do século XI. Como Hotel de l'Abbaye, atualmente, guarda várias joias arquitetônicas, adquiridas através dos séculos, principalmente a sua fachada e a escadaria. 






As celas dos monges, transformaram-se em quartos finos e apartamentos, decorados de forma a misturar-se com o espírito do edifício e decorado com mobiliário de época mantendo sua originalidade. 
Antigas celas dos monges, transformadas em quartos

Ficamos em um quarto/cela com vista para histórica ponte sobre o majestoso rio Loire.


Ponte de Beaugency, Loire, França
Vista da Ponte de Beaugency



A Igreja de Nossa Senhora ainda guarda as características da antiga igreja abadial, fundada no ano de 580 por Simon, Senhor de Beaugency. 


Igreja em estilo românico


Lá ocorreram dois eventos marcantes da história francesa: a excomunhão do rei Felipe I, em 1104, que se recusava a terminar suas relações adúlteras com Bertrade de Montfort, e o divórcio do rei Luís VII e Eleonora de Aquitânia, em 1152.

Colunas românicas


O cenário seria uma volta à Idade Média não fossem os automóveis. Da janela da antiga abadia, a longa ponte de 440 metros e 26 arcos atravessa o Loire desde o século XI. Já foi a única ligação entre as cidades de Blois e Orléans, a cerca de 30 km de cada lado. Uma importante parcela da arrecadação de Beaugency vinha do pedágio cobrado nesta travessia desde a sua construção.




A ponte atual, cujos trechos mais antigos remontam ao século XIV, é uma das poucas testemunhas remanescentes das incontáveis guerras que marcaram a França. Devido à sua localização estratégica, a cidade de Beaugency foi ocupada quatro vezes por Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos.

A famosa Batalha de Beaugency (também conhecida como a Batalha de Villorceau-Josnes) em 1429, liderada por Joana D’Arc, derrotou o exército Inglês, após seis dias de cerco. A ponte foi palco determinante para o sucesso do exército de Joana.
Esta batalha representa a terceira das vitórias de Joana d'Arc em sua campanha para libertar o Vale do Loire. Concebida para garantir uma ponte estratégica, Beaugency faz parte do último segmento da Guerra dos Cem Anos.



Outro momento histórico em que a ponte se destacou foi durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade foi bombardeada pelos nazistas em diversas ocasiões. Em 16 setembro de 1944, o general alemão Henning Botho Elster, no comando de 18.850 soldados e 754 oficiais, se renderia ao general Robert Macon, sob cujo comando foi a 83 Divisão de Infantaria dos Estados Unidos. A entrega ocorreu em Beaugency, na ponte sobre o rio Loire.

A Torre de Cesar, construída no século XI, servia como prisão do castelo de Beaugency.







No centro histórico da cidade, na Praça de São Firmino, o busto da célebre personagem ainda é um agradecimento. 


Joana D'Arc



A Torre do Relógio foi a porta principal da cidade no século XII e, até hoje, o carrilhão toca uma cantiga popular que já foi um dos lamentos do Loire (os horários são os seguintes: às 8h, às 12h e às 19h).



Durante o verão a cidade fica bem movimentada, principalmente durante o festival de Beaugency, onde numerosas atividades artísticas e culturais acontecem na cidade. Diversas atividades esportivas também movimentam Beaugency: ciclismo, pesca, ténis,  golfe, caça etc.

A economia Beaugency é baseada no turismo, por seu valor histórico e artístico faz com que a cidade recebe muitos visitantes. Esse influxo é reforçado pela sua proximidade com Chambord (10 minutos de carro), Blois e Orleans (5minutos de carro) e pela sua localização em uma área do rio Loire, especialmente turística.

Os aeroportos mais próximos são:
Tours (Saint-Symphorien), 78 km
Bourges, 97.6 km
Châteauroux – Déols, 102.3 km

A Estação Ferroviária de Beaugency faz ligação para todas as partes da França.

Cidades mais próximas:
Orléans 24.9 km
Blois 36,5 km
Amboise 77,7 km
Tours 91 km
Paris 132 km
Reims 242 km
Rennes 249 km          
Nantes 250 km
Lyon 332 km
Lille 334 km  
Bordéus 369 km
Estrasburgo 463 km  
Toulouse 465 km
Montpellier 496 km   
Marselha 578 km
  

Informações: 
Posto de Turismo de 3 º lugar do Dr. Hyvernaud Beaugency 45190 - Tel. 02 38 44 54 42 - Email: tourisme.beaugency @ wanadoo.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário