01 novembro 2012

Londres - Teatros, espetáculos em West End


Uma viagem a Londres só é completa quando se assiste a pelo menos um espetáculo em West End, a maior área de concentração de teatros do mundo.







A tradição teatral da cidade vem de longas datas.

A primeira casa para espetáculos foi construída em 1576, em Shoreditch, com o nome de The Theatre. Antes disso, as peças eram encenadas em jardins e espaços abertos. Mais tarde, quando o contrato de aluguel expirou, o dono, Richard Burbage, transportou a madeira para o Southbank e construiu ali o primeiro Globe, em 1599. O próprio Burbage foi o primeiro a interpretar Hamlet, King Lear e Othello.
O núcleo teatral da West End começou a tomar forma em 1663, com a inauguração do primeiro teatro na Drury Lane. No século XIX, imponentes teatros surgiram compondo o atual cenário da Theatreland e no final deste mesmo século se constituiu a espinha dorsal com os teatros da Shaftesbury Avenue.
O nome West End advém de sua localização original, a oeste da City of London.
A maioria dos teatros de West End pode ser identificada por sua localização, em uma região popularmente conhecida como Theatreland que faz divisa com a Strand ao Sul, com a Oxford Street ao Norte, com a Regent Street ao Oeste e com a Kingsway ao Leste.




Embora se situem fora desses limites, o Victoria Palace, o Apollo Victoria, o Old Vic e o National Theatre também podem ser considerados parte do West End, devido ao seu tamanho e a sua importância histórica. No coração da Theatreland, encontra-se a Shaftesbury Avenue, que abriga atualmente seis teatros.




Os preços dos ingressos variam muito, portanto, você deve atentar para algumas dicas que podem ajudá-lo a adquirir entradas por um valor bem mais baixo.


  • Nem sempre fazer a compra com muita antecedência se constitui num bom negócio. Uma boa pesquisa é fundamental, pois os preços variam de site para site e entre os pontos de venda também.
  • Fazer sua compra diretamente no teatro normalmente é o melhor negócio, salvo se você encontrar uma boa promoção em outro lugar. Mas a compra deve ser feita no guichê do teatro, evitando assim taxa por intermediários.
  • Muitos teatros da West End costumam liberar um pacote de ingressos apenas no dia do espetáculo. Atualmente, peças como Clybourne Park, Lion King, Wicked, Stomp, Mamma Mia, Billy Elliot, entre outros, apresentam essa opção de compra em cima da hora. Ligue para o teatro a fim de descobrir o horário em que você pode adquirir uma dessas entradas.
  • Quanto maior o número de pessoas, maior a possibilidade de desconto nos ingressos.
  • Os teatros liberam as entradas de quem não foi buscá-las com uma hora antes do início do espetáculo. Assim é possível conseguir ótimo preço para lugares que custariam muito mais caro. Entretanto, há o risco de não haver desistência ou mesmo ter outras pessoas na sua frente aguardando.
  • Na cabine TKTS, na Leicester Square, você compra ingressos para diversas peças com desconto que normalmente chega a 50%. Podem ser comprados com desconto com até sete dias de antecedência. Se o espetáculo que você deseja assistir não estiver com desconto, a TKTS, que é credenciada pela Society of London Theatres, oferece ingressos pelo preço normal, sem cobrança de taxas.
  • Se a sua opção for a compra pela internet com antecedência, procure usar sites confiáveis como o  Official London Theatre, administrado pela Society of London Theatre, comercializa entradas para as principais peças em cartaz na cidade, e o Last Minute, especializado em descontos.
  • Nas duas últimas semanas do mês de agosto, criança acompanhada pelos pais entra de graça. Cada um dos pais pode levar uma criança. No caso de uma terceira criança, duas pagam 50% e uma entra de graça.
  • No local de compra, o vendedor é obrigado por lei, a especificar e mostrar a localização do assento que você está comprando.
Uma das áreas mais charmosas e badaladas de Londres, a Leicester Square, tem bares, pubs, casas noturnas, teatros e cinemas. Vale a pena esticar a noite por ali depois de assistir um espetáculo.
Estação de metrô: Leicester Square




Neste site você terá a lista dos teatros com endereço e telefone, os espetáculos em cartaz e resenha dos mesmos: http://www.theatreguidelondon.co.uk/theatrelist.htm

O Shakespeare’s Globe  é um teatro a céu aberto que recria a ambientação em que o próprio Shakespeare costumava desenvolver suas peças.



O Globe Theatre original foi construído em 1599, por uma companhia de teatro a qual Shakespeare pertencia. Em 1613, a construção foi destruída pelo fogo, em um ensaio para a peça Ricardo VIII. No ano seguinte, a arena foi toda recomposta, mas em 1642 foi fechada por conta da pressão pública dos puritanos. Dois anos depois, o Globe Theatre foi demolido.
Na década de 1970, o diretor e ator norte-americano Sam Wanamker fundou o Shakespeare Globe Trust, um grupo que tinha como objetivo reconstruir uma companhia semelhante ao teatro fechado de Shakespeare. A tarefa parecia impossível com a arquitetura do século 20, mas Wanamaker persistiu e finalmente o Shakespeare Globe foi aberto ao público em 1997, muito próximo ao local do antigo Globe Theatre.
A exibição da vida de Shakespeare e de sua atuação no teatro pode ser conferida diariamente.


A Royal Opera House (Royal Opera House), também conhecido pelo nome de Covent Garden, no bairro onde está localizado é a casa da Companhia de Ópera Real e do Royal Ballet de Inglaterra.



É o terceiro teatro que ocupa esse espaço. A fachada, recepção e o auditório foram construídos em 1856, e quase todos os outros elementos do complexo foram reconstruídos em 1990.

Para quem gosta de um bom espetáculo clássico este é um programa que não pode faltar quando se visita Londres. Sempre tem alguma apresentação de qualidade, a estrutura é muito boa e os preços são justos. A arquitetura do lugar também é um show a parte.



Young dancer, próxima a Royal Opera House

Globe Theatre
Horários: 
De abril a outubro – Segundas 9h às 17h30 (entrada até às 17h); Terça a sábado, das 9h às 12h30; Domingo, das 9h às 11h30. 
De outubro a abril – Segunda a domingo, das 9h às 17h.
Ingresso: 11,50 libras (adultos) / Gratuito (crianças)

Endereço: 21 New Globe Walk, City of London SE1 9DT
Estações de metrô: Mansion House e Cannon Street


Royal Opera House
Endereço: Covent Garden, WC2E9DD
Estação: Covent Garden

Veja também:
Londres - Transporte, Tours, Westminster Abbey, Parlamento e Big Ben
Londres - A cidade, London Eye e River Crise in Tâmisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário