07 setembro 2011

Phoenix Park, o maior parque urbano do mundo!


Este é de visita obrigatória, é o playground de Dublin - o maior parque urbano da Europa, com uma circunferência de 16 quilômetros e uma área total de 712 hectares, sendo maior do que o Central Park, em Nova York e o Hyatt Park, em Londres, está situado a 3 km a oeste do centro da cidade, ao norte do Liffey. Vale a pena fazer um passeio de bicicleta (que pode ser alugada) e explorar cada pedacinho do parque. Tem atividades para todas as idades e nos finais de semana o parque tem um movimento extraordinário.




Grandes extensões de pastagens desde o século XVII é o lar de uma manada de gamos selvagens, jardins ornamentais, trilhas, avenidas arborizadas, incluindo carvalhos, faias, pinheiros e castanheiros, que cobrem cerca de 30% da área do parque, fazem do Phoenix Park uma das maiores áreas verdes da Europa.


Os gamos nas pastagens do parque




O parque foi criado em 1662 como Parque de Caça Real, com faisões e veados selvagens, sendo necessário cercar toda a área com um muro. Foi aberto ao povo de Dublin por Lord Chesterfield em 1745.
Uma das atrações mais conhecidas do parque é o Zoológico. Vale a pena perder algumas horas para conhece-lo. Entretanto, o Phoenix oferece muitos outros atrativos que considero merecerem uma visita. Entre eles, destaco alguns a seguir. 

Áras Uachtaráin, ou simplesmente “Residência do Presidente da Irlanda”, que fica logo na entrada do parque, próximo ao obelisco. É residencia oficial desde 1938. Não é nenhum palácio como em outros países, mas sim, elegante e reservada. Fizemos a visita guiada e valeu a pena para conhecermos um pouco do estilo de vida discreto da Presidente Mary McAleese, atual detentora do cargo. A visitação pública é somente aos sábados e o número de pessoas é limitado. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados, no dia, no Parque Phoenix Visitor Centre.


Áras Uachtaráin


Fechado: 24-26 dezembro.
Visitas guiadas as 10.15  e 15:30 
Visitas nos jardins incluída de junho a setembro, se o tempo o permitir.
Visitas guiadas Phoenix Park Visitor Centre, Ashtown Castle, Phoenix Park,
Dublin 8 Tel +353 1 6770095 Fax +353 1 6726454

e-mail phoenixparkvisitorcentre@opw.ie

A Embaixada americana também está instalada dentro do parque e fica em frente a residencia da Presidente da Irlanda.


Embaixada americana


O Jardim Zoológico é uma das principais atrações de Dublin. Abriga mais de 700 animais e pássaros tropicais de todo o mundo e foi fundado em 1830, sendo aberto ao público em 01 de setembro de 1831, com os animais doados pelo Zoológico de Londres, tornando-o o terceiro zoológico mais antigo do mundo.  Em um ano o zoológico já alojava 123 espécies.
Cobrindo mais de 24 hectares do Phoenix Park, o Zoo é dividido em áreas, World of Cats, World of Primates, Kaziranga O Trail Floresta, Franjas do Ártico, Plains Africano, Aves, Répteis, Plantas, Farm Cidade e Espécies Ameaçadas.







O zoológico é parte de um programa mundial para reprodução de espécies ameaçadas de extinção. É membro do Programa Europeu de Endangered Species (EEP), que ajuda a conservação de espécies ameaçadas. Um exemplo desse trabalho do Jardim Zoológico de Dublin é com o nosso Mico-leão-dourado. O foco é sobre a conservação, o que inclui criação e proteção de espécies ameaçadas de extinção, bem como estudo, pesquisa e educação.







Aberto das 09h30 as 18:00 durante todo o verão (última admissão 17:00) 
Preços:
adultos 15 euros
estudante 12,50 euros
crianças 10,50 euros     
Telefone: +353 (0) 1 4748900
Endereço: Phoenix Park, Dublin 8

A Cruz Papal, outro local bem interessante, foi erguida para a visita do Papa João Paulo II em 29 de Setembro de 1979, onde mais de um milhão de pessoas participaram da missa campal. Ela tem 35 metros de altura e foi construída com vigas de aço. 




Monumento Wellington, que é um obelisco de 62 metros de altura, em comemoração da vitória de Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, é sem dúvida, o mais emblemático do Phoenix. Trata-se do maior obelisco da Europa e o segundo maior do mundo.







Um segundo monumento notável é a "Coluna Fênix", uma coluna coríntia com uma phoenix no alto,  localizada em Chesterfield Avenue. 








Farmleigh, um belíssimo palacete que pertenceu a família Guinness, chama atenção pelo requinte da decoração sóbria, suas obras de arte e principalmente a biblioteca toda em madeira e com alguns dos primeiros exemplares impressos na Irlanda. Geralmente, não é divulgada nos sites e guias, mas Farmleigh vale uma visita, principalmente para se conhecer um pouco da decoração georgiana. As visitas são em dias e horários pré determinados e para um número limitado de pessoas.





Imagem de http://www.farmleigh.ie/  

Imagem de http://www.farmleigh.ie/


A propriedade de 78 hectares contempla amplos jardins com esculturas de cipreste, pinheiros e carvalhos, um lago para barco, pomar com macieiras, ameixeiras e outras árvores frutíferas, jardim murado, jardim de inverno e um rebanho do gado Kerry.






Farmleigh foi comprada da família Guinness pelo Governo irlandês em 1999. A casa foi cuidadosamente restaurada pelo Instituto de Obras Públicas e destinada a hospedar dignitários e convidados da nação, atender as reuniões e eventos do Governo, e visitação pública.

Originalmente uma pequena casa georgiana construída no final do século 18, Farmleigh foi comprada por Edward Cecil Guinness (1847-1927) em seu casamento com sua prima, Adelaide Guinness em 1873. Um bisneto de Arthur Guinness, fundador da cervejaria de mesmo nome, Edward Cecil tornou-se o primeiro Conde de Iveagh em 1919. 


Endereço: Farmleigh, Castleknock, Dublin 15, Irlanda
Telefone: +353 1 815 5900 para os horários de visitação


Muitos outros atrativos estão a disposição dos visitantes, mas para conhecer todos, o ideal é fazer algumas visitas ao parque, pois em um único dia é impossível. No site do Phoenix Park (http://www.phoenixpark.ie/visitorinformation/) você pode obter informações detalhadas de localização de lugares para comer, banheiros e estacionamento etc.
Caso você não vá de bicicleta, recomendo ir de ônibus ou Luas, já que você poderá caminhar muito mais do que imagina. Os ônibus 25, 26, 37, 38, 39, 70 e 46A servem o parque e as paradas do Luas mais próximas são “Museum” ou “Heuston” na linha vermelha. Também é possível fazer um tour no Phoenix Park de Segway, para mais informações, veja o site www.glidetours.ie.

O Phoenix Park está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano. Os dois portões principais, Parkgate Street e Portão Castleknock estão abertos 24 horas. Os portões laterais estão abertos das 07:00 até 11:00. A entrada é gratuita e o tempo médio de visita é de três a quatro horas.


Endereço: Phoenix Park, Dublin 8

Telefone: +353 1 677 0095
Fax: +353 1 672 6454



Dublin - Bloomsday, o dia de Ulisses

Nenhum comentário:

Postar um comentário