29 junho 2012

Ilha Socotra, Oceano Índico, Iémen


Socotorá ou Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África, a 250 km a leste do Cabo Guardafui e a uns 380 km a sudeste da costa do Iémen. 




O arquipélago é formado por uma ilha montanhosa principal, Socotorá (3625 km²), três ilhas menores, conhecidas coletivamente como "Os Irmãos" e ainda outras pequenas ilhotas desabitadas.





Socotorá é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do mundo e ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos.




O clima em geral é desértico tropical, com poucas chuvas, concentradas no inverno e mais abundantes nas maiores alturas do que nas zonas costeiras. O clima é fortemente influenciado pela monção. De junho a setembro tradicionalmente a ilha era inacessível por causa dos fortes ventos.





O grande isolamento geológico do arquipélago, juntamente com o intenso calor e a falta de água, deu origem a uma interessante flora endêmica que é muito vulnerável a mudanças. Pelo menos um terço das 800 espécies de plantas que se encontram em Socotorá são endemismos. Os botânicos situam a flora de Socotorá entre as dez que correm os maiores perigos de extinção no mundo. Lá estão exemplares incríveis de plantas – algumas espécies não apresentaram variações nos últimos 20 milhões de anos.





Assim como ocorre com outras ilhas isoladas, os morcegos são os únicos mamíferos nativos da ilha. 



Adenium Obesium, conhecida como a Rosa do Deserto



Em contraste, a diversidade marinha é muito grande, e se caracteriza pela presença de espécies originárias das regiões biológicas próximas: o Oceano Índico e o Mar Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário