03 julho 2013

Ilha da Madeira – Cabo Girão, a maior escarpa da Europa

O Cabo Girão situa-se na Ilha da Madeira, a oeste de Funchal. É um promontório quase vertical com 589 metros de altura disponibilizando uma magnífica vista para o mar, para a Câmara dos Lobos e para Funchal, razão pela qual é um local muito visitado.

Cabo Girão, Ilha da Madeira
Cabo Girão

Girão, segundo dizem na ilha, é o ponto onde o navegador português João Gonçalves Zarco completou um giro completo pela ilha, por isso “girão”.

Cabo Girão, Ilha da Madeira

Cabo Girão, Ilha da Madeira
A maior falésia da Europa e a segunda do mundo.

É neste cabo que se encontra a mais alta falésia da Europa e a segunda maior do mundo.

Contemplar o promontório a partir da plataforma de observação protegida por grades metálicas vai proporcionar-lhe uma experiência de cortar a respiração.

Cabo Girão, Ilha da Madeira
Mirador

Mirador do Cabo Girão, Ilha da Madeira

Mirador do Cabo Girão, Ilha da Madeira

Mirador do Cabo Girão, Ilha da Madeira

Mirador do Cabo Girão, Ilha da Madeira


A Capela de Nossa Senhora de Fátima, que foi construída em 1931 é um dos principais locais de peregrinação da ilha.

Até 2003, ano em que foi ali construído um teleférico, os campos situados no sopé da escarpa, chamados Fajãs do Cabo Girão, apenas eram acessíveis por barco.

Fajãs do Cabo Girão
Fajãs do Cabo Girão

O teleférico do Rancho (perto do Cabo Girão) aberto em agosto de 2003, começou por ser usado como meio de transporte para os agricultores que tinham imensa dificuldade em trazer as suas colheitas para cima. Este teleférico é composto por duas cabines, com 6 lugares cada e ligam o Rancho às Fajãs do Cabo Girão.


Teleférico Ilha da Madeira
Teleférico do Rancho

No Rancho encontra um restaurante e snack bar que serve pratos tradicionais, como a espada, o picado ou o polvo de escabeche. Se reservar com um dia de antecedência pode ainda provar deliciosas especialidades brasileiras. As Fajãs do Cabo Girão são compostas essencialmente por terrenos de cultivo e uma pequena e simpática praia, que pode se ver a partir do miradouro no Cabo Girão.


Teleférico do Rancho
Teleférico do Rancho

Descer no teleférico pode parecer uma experiência aterradora, especialmente para os que sofrem de vertigens, mas um mergulho nesta praia é algo que vale mesmo a pena. Por isso, feche os olhos e espere até que a cabine chegue ao fim do percurso.

O Rancho situa-se na Estrada de Santa Clara - Rancho de Cima 
Horário:
Aberto todos os dias (Domingos - 09.00 às 19.00 h; Segundas - 08.00 às 09.00 h e 17.00 às 20.00 h; Terça a Sexta - 08.00 às 19.00 h).
Para os viciados em adrenalina este local privilegiado para a prática do parapente e base jumping. Recentemente o paraquedista Mário Pardo fez um espetacular salto do local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário