03 julho 2013

Ilha da Madeira - Câmara dos Lobos, uma linda e pitoresca vila

Câmara de Lobos é, provavelmente, o que o Funchal era há algumas décadas. Uma vila linda, pitoresca, quase escondida, pequenina e iluminada. Durante as festas de fim de ano, o presépio é mesmo aqui.


Câmara dos Lobos, Ilha da Madeira
Vila Câmara dos Lobos


Assim como todas as outras vilas da Madeira, a vila de Câmara fica espremida entre as altas encostas, o Cabo Girão  e o mar.


Cabo do Girão
Vista das Farjãs, do alto do Cabo do Girão

Diz-se que o nome da vila veio do navegador Zarco – João Gonçalves Zarco, navegador luso que primeiro navegou pelas águas da Madeira. Ele chamou de Câmara de Lobos a enseada tranquila onde encontrou uma numerosa população de lobos marinhos.
De um lado está o braço de mar que os pescadores usam para ancorar seus barcos onde, no passado, os lobos do mar possivelmente se abrigavam. Do outro, subindo pelas encostas, estão as parreiras que produzem o insumo do delicioso vinho Madeira, tão bom e quase tão famoso quanto o primo Porto do continente. E por todos os lados está o cabo Girão.
O dia a dia tranquilo e o comércio da vila parece ser território das mulheres. Os homens se ocupam no mar e na agricultura. Porém, no final da tarde, são eles que tomam conta do centrinho e lotam as tabernas que se alinham lado a lado pela entrada do ancoradouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário