28 agosto 2013

Guia CRUZANDO MUNDO para ATENAS

IMPERDÍVEL

A Acrópole
A colina da Acrópole é a atração mais importante da cidade. Durante a Idade de Ouro de Péricles, a civilização Grega antiga foi representada de uma forma ideal sobre a colina e algumas das obras arquitetônicas do período foram erguidas por este motivo: o Parthenon, o Erechtheion e o Templo de Nike. Além do Museu da Acrópole aqui você vai encontrar as Propylea, que é a entrada monumental para a área sagrada também construída no mesmo período.


Acrópole de Atenas
Acrópole 


O Partenon
É o monumento mais importante da antiga civilização grega e continua sendo o seu símbolo. Foi construído entre 447 e 438 aC, em ordem dórica e é dedicado à Athena Parthenos, deusa de Atenas. A parte central do templo chamado de Cela abrigou a famosa estátua Criselefantina de cultos de Athena, feita por Pheidias.
Durante a ocupação turca uma bomba Veneziana atingiu o Parthenon causando a destruiu de grande parte do monumento. O desastre foi concluído no início do século 19, quando o embaixador Britânico em Constantinopla, Lord Elgin, roubou a maior parte da decoração escultórica do Partenon (frisos, métopas, frontões), e os vendeu para o British Museum, onde ainda estão expostos, sendo uma das mais significativas coleções do museu.

Partenon, Atenas


O Erechtheion
Construído em 420 aC em ordem Jônica, tem como grande atração o sensacional alpendre de Cariátides ao lado.

Erechtheion, Atenas

Cariátides do Erechtheion, Atenas
Alpendre das Cariátides


O templo de Athena Nike
Construído em 420 aC, tem um parapeito de mármore decorado com a representação em relevo da Nike (vitória), protegido pela borda do Bastião em que o templo foi erguido.



DEVE FAZER



A antiga Ágora de Atenas
A Ágora era o coração da antiga Atenas, o foco da atividade política, comercial, administrativa e social, foi o centro religioso e cultural, bem como a sede de justiça. Foi nela que palavras como "democracia", "ciência" e "alma" nasceram.

Antiga Ágora de Atenas


O Templo de Hephestos
O templo, conhecido como "Theseion" foi dedicado a dois deuses, Hephestos e Atena, e no interior ficavam estátuas de bronze para de culto. A construção do templo começou em 449 aC.


Pórtico de Zeus Eleutheros
Foi erguido no final do século 5 em honra daqueles que lutaram pela liberdade e pela segurança da cidade. É dito que Sócrates conheceu seus amigos no pórtico.

Monumento dos Heróis Eponymous
Restos de um oblongo pedestal delimitados por uma cerca apoiava as estátuas de bronze dos lendários heróis que deram seus nomes para as dez tribos da Ática.


EXTRAS


O Porto de Pireu
A saída de Atenas para o Mar Egeu é um lugar tranquilo que merece uma visita pela tarde para comer um bom peixe e passear. É de lá que partem os barcos para as ilhas gregas.

O Odeion de Agripa
Foi construído por Agripa em 15 aC e é composto de um auditório para cerca de 1000 pessoas.

O Pórtico Real (Stoa Vassileus)
Construído por volta de 460 aC, foi a sede do Archon Real (Archon Vassileus). Neste pórtico, as leis de Sólon foram exibidas e o Concil Aerus Pagus realizava as suas reuniões.



ONDE FICAR

$ $ $ $ $ King George, a Luxury Collection Hotel 

$ $ $ $ $ Hotel Grande Bretagne, a LuxuryCollection Hotel


$ $ $ $ Hotel Katerina 

$ $ $ $ The Athens Gate Hotel 

$ $ $ $ Ava Hotel and Suites 

$ $ $ $ Sweet Home Hotel 

$ $ $ $ New Hotel 

$ $ $ $ A for Athens 



ONDE COMER E BEBER

Para um autentico Meze (uma seleção de acepipes tradicionalmente servidos com ouzo, uma bebida alcoólica a base de anis), vá ao Athinaikon (Themistokleous 2, 210 383 8485, fecha dom) ou ao inovador Ouzadiko (Karneadou 25-29, 210 729 5484, fecha dom e seg).

Arcadia
Tem um cardápio repleto de delícias da tradicional culinária grega, como o queijo Saganaki com molho de figo, o Moussaka - espécie de lasanha feita à base de berinjela, carne e um delicioso molho.

Fresko Yogurt Bar
Uma das estrelas da culinária grega, o famoso iogurte é o carro-chefe deste estabelecimento que prioriza ingredientes frescos, tradição e sabor. O local serve cinco tipos de iogurte (incluindo uma versão dietética), que podem vir acompanhados de caldas de frutas da estação. Os diversos tipos de mel oferecidos pelo estabelecimento também são imperdíveis.

King George Palace
Luxo, conforto, excelente localização, este restaurante gourmet é considerado um dos melhores da cidade.

Taverna Bairaktaris
Fundada em 1879, a taverna comandada pela família Bairaktaris preza pela tradição ao servir várias delícias da culinária grega, entre elas o Souvlaki e o gyros (espécie de sanduíche com carne de cordeiro).

Aos pés da Acrópole está taverna serve deliciosos pratos da culinária grega em um terraço privilegiado, de onde é possível contemplar uma bela vista da colina rochosa mais famosa do mundo. Os destaques ficam por conta do tzatziki (pasta feita à base de pepino e iogurte grego) da salada grega e das saborosas costelinhas assadas.
  

ONDE COMPRAR


Rua Voukourestiou
Essa rua, localizada no centro de Atenas (no distrito de Kolonaki), é também um dos endereços mais chiques da cidade, pois lá estão reunidas algumas das grifes de roupas/acessórios mais famosas do mundo, como Louis Vuitton, Prada, Rolex, Bulgari, Ralph Lauren, além de várias joalherias. Acessar a Rua Voukourestiou é bem fácil, pois ela fica a pouco mais de 200 metros da Praça Syntagma (onde há uma estação de metrô).


PASSEIO DE UM DIA

Corinto
À uma hora de Atenas, o Canal de Corinto é um passeio imperdível para quem está na cidade e quer fazer um programa diferente. Com pouco mais de seis quilômetros de comprimento, o canal liga o golfo de mesmo nome ao mar Egeu, evitando que as embarcações deem uma volta de 400 km. Embora sua escavação tenha começado no século um, quando o imperador romano Nero ordenou, o projeto só foi concluído em 1893.
Além dos passeios de barco no canal, a vista do alto da estrada já vale o passeio. Mas se você quer aventura, uma dica é o bungee jump no Canal de Corinto.



CRUZANDO MUNDO INDICA


- Conhecer o Museu Arqueológico Nacional, um dos mais importantes museus do mundo.

- Encerre o dia passeando e fazendo compras nas lojas de grife e na rua pedonal Leoforos Ermou, que atravessa o bairro de Plaka ligando as Praças Syntagma e Monastiraki.

- Assista um pôr do sol tomando um drink no restaurante que fica no alto dos 280 metros de altura do monte Lykabettus que oferece uma das vistas mais belas da cidade - uma visão privilegiada não só da Acrópole, mas de vários outros pontos.




Museu Arqueológico Nacional de Atenas
Endereço: 28is Oktovriou 44, Athina, Grécia
Segunda 12:30 – 17:00
Terça a Sexta – 08:00 – 17:00
Sábado e domingo – 08:30 – 15:00

Telefone: +30 21 0821 7717







Nenhum comentário:

Postar um comentário