26 novembro 2011

Veneza - Piazzetta di San Marco


Piazzetta di San Marco é um espaço aberto adjacente a Piazza di San Marco que liga o lado sul da Piazza à Lagoa. Está situada entre o Palácio dos Doges, a leste e Jacopo Sansovino Libreria's que detém a Biblioteca Marciana (Biblioteca de São Marcos), a oeste.


A entrada da Piazzetta entre o Palácio dos Doges e a Jacopo Sansovino Libreria's

A Piazzetta com a basílica di San Marco ao fundo

Da Piazzetta di San Marco, tem-se uma das imagens mais belas e impressionantes de Veneza, podendo-se ver as construções mais representativas da cidade e a lagoa. É mais uma surpresa que Veneza guarda para os milhares de turistas que a visitam e eu fique emocionada!



Na esquina com a Piazza di San Marco está o Campanile e a Loggetta ao pé do Campanile, também reconstruída depois da queda do mesmo em 1902.

A Loggetta aos pés do Campanile



Campanile e Loggetta

Na entrada da Piazzeta estão duas colunas de granito trazidas de Constantinopla. Qualquer um que chegasse, perceberia o poder da Sereníssima.




No topo da coluna a oeste, está a estátua de São Teodoro sobre um crocodilo e segurando uma lança para representar o dragão que ele dizia ter morto. São Teodoro foi o padroeiro da cidade até a chegada dos restos mortais do apótolo São Marcos, vindos de Alexandria, no ano de 828, quando este passou a ser o padroeiro de Veneza.

São Teodoro



No alto da coluna do lado leste, vemos o leão alado de São Marcos, símbolo de Veneza.


O Leão alado de São Marcos





Entre essas colunas eram armados os palcos, tanto para festas quanto para execuções. Essa Piazza tem sido cenário dos momentos históricos e festivos de Veneza como as procissões, carnavais, execuções e vitórias, desde os tempos mais antigos. Hoje os turistas e vendedores de souvenirs disputam cada centímetro durante todo o ano.


A esquina do Palácio Ducal, a basílica e a Torre do Relógio ao fundo

A Piazzetta limita-se no Molo, o cais de frente para a lagoa, de onde se vê a ilha de San Giorgio Maggiore e a fachada da basílica de mesmo com seu branco brilhante.


O Molo, onde a Piazzetta se encontra com o Grand Canal

Vista lateral da entrada da Piazzetta, a partir do Molo


Nenhum comentário:

Postar um comentário