09 março 2012

Monastir - Vale incluir no roteiro

Nossa excursão contratada com a Kate, contato da Sunway na Tunísia, tinha como destino a cidade de Kairouan, mas antes passaríamos por Monastir, cidade localizada na costa central do país, há 162 km ao sul de Túnis. Monastir, tradicionalmente um porto de pesca, é hoje um importante destino turístico.

Intimamente ligada a história da Tunísia, Monastir é mais conhecida por ser a cidade natal do ex-presidente Habib Bourguiba, cujo mausoléu familiar domina a cidade. No entanto, Monastir é uma cidade atraente com bonitos prédios, ruas largas, monumentos históricos, uma marina e longas praias, cheias de enseadas. Apesar desses atrativos, Monastir continua sendo o centro comercial da região.


Marina vista da Fortaleza (Ribat)

Rua da Medina

Praia vista da Ribat

A cidade, antes um posto comercial dos fenícios e antes ainda colonizada pelos romanos sob o nome de Ruspina, sempre foi uma cidade importante por causa de sua localização estratégica. No século VIII, uma Ribat (fortaleza) fortificada foi construída no alto, perto do mar para impedir que os inimigos chegassem.

Ribat Harthema

A imponente fortaleza e monastério, o Ribat de Harthema, ainda existe e continua protegendo a cidade. Suas paredes com entalhes profundos, suas torres de tiro e pátios fazem sucesso entre os turistas.

Ribat de Harthema

Ao lado encontra-se a mesquita do século XI, a Grand Mosque (Grande Mesquita - que é fechada ao público). Juntos formam um imponente marco em Monastir e um ótimo lugar para começar a visita à cidade.

Grande Mesquita 

Grande Mesquita
Minarete da Grande Mesquita

A maioria das mesquitas é aberta ao público, mas não são todas. Fique sempre de olho nos avisos de silêncio e tire os sapatos.

O outro marco importante é o mausoléu da família do presidente Habib Bourguiba, que data dos anos 1960. Apesar da modernidade, o mausoléu se harmoniza com as estruturas tradicionais ao redor.

Mausoléu Bourguiba

Minarete do Mausoléu Bourguiba
Porta do Mausoléu

Mausoléu Bourguiba

Mausoléu Bourguiba

Sua fachada é rica em decoração e os domos verdes e dourados e o minarete com também com detalhes dourados são lindos de dia com os raios de sol, e absolutamente maravilhosos à noite. O efeito mágico domina o horizonte da cidade.

Mausoléu Bourguiba

Mausoléu Bourguiba

Mausoléu Bourguiba

Domo verde do Mausoléu Bourguiba

Domos verde e dourado do Mausoléu Bourguiba


Para muitos visitantes e turistas em férias, Monastir é só uma cidade-escala, por onde passam a caminho de outra cidade. O subúrbio Skanès, a cerca de 10 quilômetros da costa, atrai mais visitantes e tem passado por reformas para se transformar num local de veraneio. Aqui há areia dourada, diversão para as crianças, restaurantes e excelentes instalações para a prática de esportes aquáticos. A marina atrai velejadores, enquanto os clubes de golfe, o Flamingo Golf Club e Palm Links Golf Club, têm campos profissionais.




As lojas elegantes têm jóias e artigos de couro, enquanto lojas mais tradicionais, quase sempre pintadas de azul e branco, têm artesanato tradicional – a maioria produzida localmente. Monastir tem seu próprio souk na medina no centro da cidade, com pinturas, bugigangas e tecidos de cores fortes, principalmente tapetes. 


Medina (Souk)



Os restaurantes normalmente incluem o serviço nos preços, mas deixar de 5 a 10% de gorjeta é de bom tom se o serviço agradar.

O preço das lojas é normalmente tabelado, e a pechincha pode cair mal, mas nos mercados é bem diferente e a tradicional negociação de preços é fundamental, podendo fazer com que o preço caia para menos da metade do preço.


Para informações mais precisas, visite o site:
http://www.cometotunisia.co.uk/

Centro de Informações Turísticas:  +216 73 520 205

Flamingo Golf Club 
Route de Ouardanine BP 40 Monastir, +216 73 500 283, www.golfflamingo.com


Palm Links Golf Club
Seafront, +216 73 521 910, www.golf-palmlinks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário